Sistema de Alarme de Intrusão

 

 O que é um sistema de detecção de intrusão?

 

Sistema de Detecção de Alarme de Intrusão

A função de um sistema de detecção de intrusão é alertar o proprietário e, principalmente, a central de monitoramento sobre qualquer violação de um ambiente protegido, seja residencial ou corporativo. Cabe à equipe operacional posicionada na empresa de monitoramento confirmar a veracidade da ocorrência e tomar as providências necessárias e acordadas com o cliente.

 

Dependendo do porte do local a ser monitorado e das necessidades de cada cliente, um sistema de detecção de intrusão pode variar de um conjunto simples de alarmes para uma residência ou apartamento a uma estrutura mais robusta para empresas e grandes empreendimentos, com outros sistemas como controle de acesso e iluminação.

 

O grande diferencial do sistema de detecção de intrusão em relação a outras soluções de segurança é seu caráter preventivo e reativo. Preventivo por conta da sua capacidade de inibição de crimes, devido, sobretudo, à presença de estruturas como cercas elétricas, sensores de movimento e alertas sonoros, entre outros.

 

Já o caráter reativo se deve à reação a uma possível invasão, pois ele reporta a ocorrência para uma empresa de monitoramento no exato momento em que ela ocorre e, assim, permite à central de segurança agir a tempo.

O que é sistema de detecção de intrusão?

Um sistema de detecção de intrusão é um conjunto de equipamentos e acessórios periféricos de segurança que visam prevenir, inibir e identificar possíveis violações a um ambiente. De uma maneira geral, um sistema de detecção de intrusão é composto por:

Central de alarme

Responsável por supervisionar os ambientes sob proteção, pelo acionamento de sirenes e também pelo envio das informações de possíveis eventos para a central de monitoramento e para o aplicativo do cliente. É por onde passam todas as informações coletadas pelas diferentes estruturas do sistema.

Sensores

São os equipamentos responsáveis por detectar e avisar a central sobre a violação de uma área protegida. Aqui, existem diversos tipos de tecnologias de proteção: desde as soluções acionadas quando alguém ultrapassa uma barreira de feixes infravermelhos até as que detectam movimentações por variação de temperatura ou deslocamento de massa ou a abertura de janelas e portas por alterações nos campos magnéticos.

Dispositivos periféricos

São equipamentos auxiliares do sistema de proteção de ambientes, tais como sirenes acústicas (responsáveis por informar sobre movimentações suspeitas e alertas à vizinhança), módulos para envio de dados à central pela internet (banda larga, Wi-Fi ou rede móvel), entre outros.

Cercas elétricas

Trata-se de um sistema à parte dentro do sistema de detecção de intrusão. Consiste em um eletrificador que transmite a energia para os fios, com o objetivo de fornecer uma primeira barreira de proteção contra invasores. Quando tocada, libera choques fortes que inibem ações criminosas.

 

Benefícios do sistema de detecção de intrusão

Reação

O sistema emite alertas no momento exato que a invasão acontece. Ou seja, se alguém tenta invadir um local (residência ou empresa), o proprietário não descobrirá somente depois do ocorrido, mas será avisado na hora em que a ocorrência acontecer. Assim, é uma solução complementar a sistemas de monitoramento por câmeras, por exemplo.

Rapidez

Todos os módulos do sistema ficam em contato direto com a central da empresa de monitoramento. Assim que houver um disparo, a informação é enviada às equipes que tomarão as devidas providências, seja avisando as autoridades, seja deslocando rondas para o local da ocorrência.

Praticidade

Não são só as equipes da empresa de monitoramento que ganham em agilidade. O sistema de detecção de intrusão é integrado a um aplicativo no qual o proprietário pode conferir informações em tempo real dos ambientes monitorados, além de ter à sua disposição a possibilidade de armar e desarmar alarmes remotamente.

Em resumo, o sistema oferece:

 

  • Resposta imediata a ocorrências;
  • Solução específica para diferentes tipos de ambiente;
  • Redução de danos;
  • Mais segurança a pessoas e bens.

 

Todos esses equipamentos podem ser empregados para diferentes tipos de proteção, cada um com objetivos e características diferentes.